segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pastel de abobrinha

Tempo de preparo: 01:00 h
Grau de dificuldade: fácil

Oi gente, to devagar né?
To me sentindo muito cansada, acho que é efeito final de ano. Dá uma preguiiiiiiça.
Sábado fui num churrasco com o pessoal do trabalho, estava muito bom. Levei farofa e maionese, uma simples e outra com maçã e uva-passa, pra agradar Gregos e Troianos, rs.
Chegando do churras, o marido inventou que queria pastel. Aí, eu fui já procurar os ingredientes, mas não tinha quase nada. Fiz um refogado de carne móida e lembrei do presente que ganhei da Raquel (minha amiga). Ela me deu umas abobrinhas fresquinhas, colhidas da horta da cidade de Pratania. Aí eu dei uma abobrinha pra Tania, hihihihihi, minha outra amiga e fiz o recheio dos outros pastéis com abobrinha que sobrou e também coloquei bacon. Ficou muito bom. Meu pai adora pastel de abobrinha, lembrei dele quando estava saboreando. Fiz a massa e passei no cilindro da máquina de macarrão.
Segue a receita:

Massa caseira para pastéis

Ingredientes:
04 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 colher (chá) de sal
01 colher (sopa) de aguardente
02 colheres (sopa) de óleo
01 xícara (chá) de água
01 colher (sopa) de margarina

Preparo:
Coloque a farinha e o sal numa tigela, coloque o óleo numa concha e leve para aquecer no fogão (cuidado para não se queimar). Despeje o óleo na farinha e mexa um pouco. Leve a água com a margarina para aquecer e quando a margarina derreter despeje na tigela e misture, acrescente a aguardente e sove a massa. A consistência da massa é firme, precisa desgrudar das mãos. Depois é só abrir com um rolo de massas ou passar num cilindro.

Fiz recheio de carne móida e de abobrinha.

Para o recheio de abobrinha usei uma abobrinha, 1/2 cebola picada, um pedaço de bacon, sal a gosto.
Refoguei a cebola e o bacon, depois coloquei a abobrinha e não deixei cozinhar, assim ela fica com consistência crocante.

Dá só uma olhada.
Presente da Raquel
Recheio feito com o presente
Recheio de carne moída
Massa do pastel
O próprio pastel
 
A cachaça e o óleo quente deixam o pastel sequinho

7 comentários:

  1. Oi, Susana. Estou fora do Brasil e queria fazer um pastelzinho em casa. Li várias receitas, mas a que me levou ao fogão para fazer os pastéis foi a sua, pelas dicas na elaboração, no trabalho com os ingredientes. Minhas filhas adoraram! Obrigada. Marcia

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em poder ajudar. Espero que teste outras receitas. Eu escrevo o modo de fazer exatamente como faço em casa, para facilitar mesmo.
    Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Susana adorei a tua massa de pastel, aqui na minha cidade eu estou fazendo o maior sucesso .
    Eu tenho uma receita de massa de pastel só que vai ovos, mas gostei da tua receita a massa fica mais gostosa, o meu blog é
    sandra-tudodebom.blogspot.com
    Adoraria trocar receitinhas com você .
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. oi susana!! que recita deliciosa, nunca tinha conseguido fazer uma massa de pastel! minha mãe tinha uma receita mas aquela rendia muuuuiiiitttoooo! essa sua não rende tanto quanto a da minha mãe, a tua é a medida certa!! fiz e o marido a-d-o-r-o-u!!! parabéns pelo seu blog, é muito bom. Tem receitas fáceis, e que dão agua na boca... vou tentar testar todas! bjos Gabriela

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabriela, fico feliz que tenha gostado. Este pastel é o preferido do meu pai e eu tb adoro.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Que bom, fico feliz que tenha gostado. Nas próximas postagens lembra de incluir seu nome tá?
      Hummm, deu vontadinha de pastel de abobrinha!!!!!

      Excluir

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.