terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pudim de leite de microondas - experiência

Tempo de preparo: 0:50 m
Grau de dificuldade: médio

Gente, tenho uma receita de pudim de leite que feita no forno convencional fica totalmente diferente desta foto. O pudim é lindo, grande e branquinho. É a receita da minha amiga Tania Ra.
Poréééééém, como sou muito teimosa tentei fazer no microondas. Deu certo, comi, o sabor ficou muito bom, aliás, não sobrou nada, mas acho que exagerei na calda. Vou tentar novamente sem calda pra ver como fica.
Vou postar a receita original e depois explico como fiz no microondas.

Pudim de leite da Tania Ra

Ingredientes:
02 latas de leite condensado
02 latas de leite (usar a lata do leite condensado como medida)
03 ovos inteiros (retirar a pele da gema) - só passar na peneira
05 colheres de leite em pó (bem cheias)

Preparo:
Bater tudo no liquidificador e colocar em uma forma de pudim untada com açúcar queimado (3 colheres apenas), colocar o açúcar queimado só no fundo.

Tampar a forma com papel alumínio e colocar dentro de uma forma maior com água, para fazer um banho-maria no forno.

Deixar entre 1h 30min até 2h no forno (pode ser média ou alta a temperatura) e depois de esfriar um pouco, levar para a geladeira por no mínimo 1 dia. Se ficar mais dias na geladeira antes de desenformar, fica mais cremoso ainda.
Obs.: não precisa nem ver se está duro ou mole depois desse tempo todo no forno, basta dar uma olhada de vez em quando para a água do banho-maria não secar.

Agora a experiência!!!!!

O que eu fiz foi o seguinte:
Usei a receita acima, mas coloquei numa forma de vidro com calda feita no microondas. Caramelei um copo e coloquei no centro da forma, para ter o mesmo efeito da forma de pudim própria para microondas. Fiz isso porque minha forma é muito pequena e a receita acima é dobrada.
Coloquei no microondas, potência alta por 30 minutos, sendo 1 minuto de espera no microondas a cada 10 minutos. No próximo vou deixar menos tempo, porque ficou bem firme.
Nas fotos dá pra entender melhor.

Não lembro onde vi isso, mas dá certo pra quem não tem forma de pudim:
Aqui caramelizei a forma no microondas, coloquei 01 xícara (chá) de açúcar e 1/3 de água. Levei no micro de 3 em 3 minutos até caramelar. Peguei um copo reto e com ajuda de uma colher passei a calda em volta. Depois centralizei e coloquei o copo. Esperei um pouquinho pra endurecer e o copo não se mexer.
Aqui despejei o que foi batido no liquidificador.

Esta foi a aparência de quando terminou o tempo de preparo.

Esperei esfriar um pouco, tirei o copo e virei num prato grande. Precisa ter cuidado, pois se ficar muito frio a calda seca e o copo não sai, aí é só amornar que sai.

Quer um pedaço????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.