quinta-feira, 30 de julho de 2009

Massa para pão ou torta

Tempo de preparo: 01:00 h
Grau de dificuldade: fácil
Oi gente, ontem pra variar estava muito frio e eu com preguiça de fazer comidinha pra jantar. Aí lembrei que minha mãe fazia um pão de assadeira, era um pão-bolo. Mas pra minha tristeza não achei a receita. Vou ligar pra ela hoje mesmo pra pegar e depois eu faço o posto aqui.
Aí pra não ficar na saudade fiz uma receita básica que serve tanto para pão como para torta.
Se quiser um aspecto de pão, coloque numa assadeira de pão de forma ou de bolo inglês, sem colocar recheio ele fica bom com manteiga ou geléia, mas se quiser fazer uma torta, pode rechear à gosto. Eu dividi a massa em duas assadeiras de pudim, uma coloquei só queijo e na outra queijo com tomate seco.

Massa para pão ou torta

Ingredientes:
01 envelope de fermento seco
03 ovos
01 xícara (chá) de óleo
01 xícara (chá) de leite
01 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
01 pacote de queijo ralado
03 xícaras (chá) de farinha de trigo

Preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador, menos a farinha. Bata bastante e com o liquidificador ligado vá colocando a farinha aos poucos. Despeje a massa na assadeira untada e enfarinhada e deixe crescer. Depois de crescida, coloque queijo ralado por cima e leve para assar em forno médio pré-aquecido.
Obs.: Não faça como eu, não tenha preguiça de colocar a farinha aos poucos. Porque se colocar tudo de uma vez o coitadinho do "liqui" não aguenta. Quase perdi o meu ontem, saiu até fumacinha, hihihihi. E se mesmo assim, ele não aguentar, não se desespere, é só passar a massa para uma tigela e misturar com uma colher.

O recheio é a gosto, pode colocar calabresa, vários tipos de queijo, ainda não fiz com frango, mas deve ficar bom também. Usem a imaginação e já pro fogão.

Ah! Eu esqueci de pincelar o meu ontem com gema. Se tivesse colocado ficaria mais bonito.
Para rechear, coloque metade da massa, depois o recheio e cubra com o restante da massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.