segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Risóles

Tempo de preparo: 01:30 m
Grau de dificuldade: médio
No sábado inventei de fazer risóles, mas como sou o exagero em pessoa acabei me empolgando e fazendo três receitas.
Fiz de carne moída e de presunto e queijo.
Abaixo vou colocar algumas dicas para quem nunca se aventurou a fazer salgadinhos.

Risóles

Ingredientes:
01 xícara (chá) de leite
01 xícara (chá) de água
01 colher (sopa) de margarina
02 xícaras (chá) de farinha de trigo

Preparo:
Numa panela coloque tudo, menos a farinha. Deixe esquentar até começar a levantar fervura. Neste momento, coloque de uma só vez a farinha de trigo e com uma colher de pau mexa muito bem, apertando a massa para que cozinhe um pouco. Se tiver dificuldade, pode deixar no fogo baixo até conseguir agregar toda a farinha. Não se preocupe com a aparência, pois a massa só ficará lisinha depois de sovada. Coloque a massa sobre a pia e espere esfriar um pouco, vai criar uma casquinha na massa, mas sairá depois de sovar. Quando conseguir trabalhar com a massa (sem queimar as mãos) vá apertando sobre a pia que a massa em contato com a pedra irá esfriar. Sove a massa até ficar bem lisinha. Quando a massa está quente pode grudar um pouquinho na pedra, mas depois de fria está no ponto para abrir com o rolo.
Pegue porções da massa, abra com o rolo, tendo o cuidado de virar a massa a cada passada de rolo, para não grudar na pedra. O ideal é fazer movimentos leve, assim não grudará. Coloque o recheio escolhido e feche. Depois, passe no leite e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo quente e saborei.

Dicas:
1 - Se tiver caldo de carne ou de galinha ou até mesmo aqueles tabletinhos prontos, pode substituir no lugar do leite. Quando usar o tablete, dissolva na mesma quantidade, ou seja, 01 xícara (chá).
2 - Deixe a farinha reservada, assim fica mais fácil colocá-la de uma vez na panela.
3 - Não deixe a massa muito fina, o ideal seria meio centrímetro. Massa muito fina pode estourar quando estiver fritando, aí seu óleo ficará uma gororoba.
4 - Quando fizer mais de um recheio, mude a forma de fechar, assim poderá identificá-los sem ter que morder todos (hihihihihihi).
5 - O recheio de carne moída é meu preferido. Frite primeiro a carne somente com o óleo, até secar toda a água que a carne solta. Só coloque cebola e alho depois que a carne estivber bem fritinha. Por último coloque o sal, salsinha e os temperos a gosto. Os temperos soltam água, que atrapalha a fritura da carne móida.
6 - Gosto de passar no leite e não no ovo batido porque o salgadinho fica mais crocante.
7 - Não é necessário comprar o cortador, até um copo serve para cortar a massa.

Massa na panela, fica grudento mesmo.

2 comentários:

  1. parece estar delicioso ,obrigada por deixar a receita ai , eu vou fazer.

    ResponderExcluir
  2. Essa massa é perfeita! Fácil e prática.
    Depois de frito os salgadinhos ficam com uma casquinha crocante! (hummmm)

    PARABÉNS SU!

    ResponderExcluir

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.