sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Rocambole

Aqui está a receita do rocambole. Os créditos são do site www.pratoaporter.com.
Sempre tive vontade de fazer rocambole, mas nunca tive coragem, a impressão que tinha era que a massa iria quebrar. Mas quando vi essa receita não resisti. Meu primeiro rocambole ficou delicioso e com a ajudinha da irmã Lee ele ainda ficou decorado. Vou explicar como fazer para ficar com os desenhos por cima. Muito legal. Segue a receita com alguns detalhes a mais incluídos por pela irmã e por mim.

Rocambole

Ingredientes:

06 ovos
11 colheres (sopa) de açúcar
03 colheres (sopa) de farinha de trigo
03 colheres (sopa) de fécula de batata

Preparo:

Na batedeira, bata primeiramente, as claras em neve. Continue batendo, acrescente as gemas, o açúcar, a farinha de trigo e a fécula.
Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada ou se preferir utilize papel manteiga. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos.
Espere esfriar um pouco. Pegue um pano de copa, umedeça e polvilhe bastante açúcar, desenforme o rocambole, distribua o recheio e enrole.

Obs.: O recheio é a gosto, um fiz com doce de leite e o outro coloquei coco ralado além do doce de leite.
A forma para rocambole é especial, pois é bem larga. Como eu não tenho uma dessas, dividi a massa em duas assadeira médias, passei um fiozinho de óleo nas formas, coloquei o papel manteiga e dei mais uma pincelada de óleo, depois coloquei a massa e levei pra assar.
Para desenformar, vire a assadeira sobre o pano úmido e vá puxando o papel manteiga com cuidado.
Na hora de enrolar, não se preocupe se a primeira enrolada não ficar perfeita, pois ela ficará na parte de dentro. Vá enrolando e pressionando levemente a cada volta.
A decoração é muito fácil de fazer. Minha irmã falou que aprendeu com a saudosa Ofélia.
Pegue uma faca, garfão ou espeto, esquente na boca do fogão e logo em seguida dê uma leve apertada no rocambole. Como está coberto de açúcar, o contato com o calor do espeto fará o açúcar derreter e deixará uma leve marquinha.

 
  
  
  
  
 
Usei o doce de leite que ganhei da amiga Sandra. veio de Poços de Caldas. Uma delícia.

2 comentários:

  1. Oi!!Susana voltei para avisar que levei seu link para meu blog,assim fica mais fácil te achar e outras pessoas te conhecerem.Tenho Orkut e divulgo o Blog e os Links que visito.Quero aproveitar para falar da foto do Anjinho,lindo.Deve ter gente usando babador por aí,rsrsrs.Bjs

    ResponderExcluir
  2. O anjinho agora é meu afilhado, olha que presente mais lindo que ganhei! Já era meu sobrinho fofo, agora como afilhado to mais feliz ainda.

    ResponderExcluir

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.