quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Empanada Argentina com jabá.... e uma história de amor


Em 2008 meu amigo Everson participou de um concurso culinário.
Ficou entre os finalistas e entre petiscos, sobremesas, pratos principais e muitos ingredientes encontrou uma concorrente, que o destino reservou para ser seu grande amor. Valeria.  
Em pouquíssimo tempo se casaram e hoje estão gravidíssimos e muito mais felizes aguardando o frutinho dessa linda história, uma bebezinha.
Mas não para por aí, ele estava concorrendo em duas categorias, petiscos e sobremesas e ela somente em sobremesas, eles se aproximaram por causa da sobremesa, a categoria que ela também concorria, mas o que mais me chama a atenção é ele ter escolhido uma receita de empanada “Argentina”? Sabem por quê? Porque Valeria é argentina! “Coincidência”? Hummmm. Será? Acho que foi o “Destino”.

Os amigos se reuniram um dia lá em casa e eles com toda boa vontade juntos prepararam as empanadas do cupido. Mas faltou a sobremesa hein?
Quero provar aquela banana recheada com doce de leite e sorvete de creme. Quem sabe sai outra história não é mesmo?

Segue abaixo a receita da empanada, ainda não fiz para falar dos detalhes no preparo. Assim que eu fizer faço os comentários. 
Não tenho foto delas assadas.


Empanada Argentina com jabá 

Ingredientes
Massa
500 g de farinha de trigo mais um pouco para polvilhar a assadeira
1 colher de sobremesa de sal
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 ml de água morna
Recheio
500 g de jabá (carne seca) cortada em cubinhos
500 g de cebola cortada em cubinhos
50 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de chá de cebolinha-verde cortada em rodelinhas
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de café de cominho em pó
1 colher de café de páprica
1 colher de café de pimenta-do-reino
100 ml de caldo de carne
4 ovos cozidos picados
18 azeitonas verdes sem caroço
36 uvas-passas demolhadas

Modo de preparo
Recheio
Deixe a carne seca de molho de véspera. No dia seguinte, troque a água e afervente a carne até ficar macia. Escorra bem, mas reserve um pouco do caldo. Numa panela, doure a cebola na manteiga e junte o jabá. Acrescente a cebolinha-verde, o sal, o cominho, a páprica, a pimenta-do-reino e o caldo de carne e mexa cuidadosamente. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque na geladeira por no mínimo 2 horas, para manter a umidade do recheio.
Massa
Misture a farinha e o sal e despeje numa superfície lisa. Abra um buraco no meio e coloque a manteiga. Misture bem e acrescente água morna, aos poucos, até obter uma massa flexível (cerca de 200 ml, o suficiente para dar liga na massa). Trabalhe bem a massa e divida-a em bolas.
A seguir, estique as bolas com um cilindro, até conseguir uma espessura de 2 mm. Com a ajuda de um cortador ou um recipiente circular, corte círculos de aproximadamente 10 cm cada um. Enfarinhe de 2 a 3 assadeiras e reserve.
Retire o recheio da geladeira e adicione cuidadosamente os ovos cozidos. Coloque 1 colher de sopa do recheio no meio dos círculos, deixando uma borda de massa de cerca de 2 cm por toda a volta.
Por fim, acrescente 1 azeitona e 2 uvas-passas em cada círculo. Umedeça a borda com água e feche os círculos, apertando bem as bordas. Com a ajuda dos dedos, faça voltinhas na borda, como se fosse uma bainha.
Coloque as empanadas nas assadeiras enfarinhadas e asse em forno médio (200 ººC) preaquecido, por 8 a 10 minutos, ou até dourar levemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.